em Blog

Quer saber como ter ideias novas, soluções rápidas e pensamentos criativos? Bom, eu tenho uma notícia para você: O primeiro passo para ser criativo é não acreditar em fórmulas mágicas.

Female graphic designer sketching software icons on paper

Se você se atraiu pelo título eu peço desculpas, mas esses passos simplesmente não existem. É claro, a todo instante surgem notícias do tipo “alimentos que te deixam criativo”, “dormir muito te deixa mais criativo”, etc etc etc… mas o fato é que a criatividade demanda esforço e treinamento.

As ideias não surgem do nada. Nossa cabeça precisa de referência, lê-se: MUITA referência. Você pode criar algo totalmente novo juntando pedaços de coisas que já existem. Por isso consuma música, filmes, livros e textos sobre assuntos variados. Fale com pessoas diferentes, explore lugares novos (nem que seja pelo Google mesmo) e repare nos detalhes.

Quer uma dica? Relaxe um pouco. As ideias estão na sua mente, e às vezes precisamos descansar para que elas venham à tona. É o momento “Eureca!”. Também não seja tão crítico com suas próprias ideias, deixamos muita coisa boa de lado por colocar empecilhos logo no começo. Deixe as coisas fluírem e não espere a perfeição.

Claro que problemas e desafios nos forçam a tomar soluções criativas, mas quer saber uma coisa que combina muito bem com criatividade? Alegria! Divirta-se, permita-se agir como uma criança (elas são beeem criativas) e se deixe levar pelas suas paixões.

Sabe o que aconteceu comigo nesses dias? Fiquei responsável pelo Face da agência e tinha pouco tempo para colocar no ar conteúdo novo. Estávamos perto da semana do dia dos namorados, então pensei: é isso!

Eu não sabia muito bem o que era isso, mas tinha que ir pro ar, e logo. Fiz uma pesquisa rápida na internet e me deparei com uma imagem engraçadinha e fofa sobre o amor. Achei legal, mas aquela definitivamente não era a cara da io!.

Lembrei de uma hashtag que já existia agência, chamada #io_sincera. Juntei uma coisa com a outra e lá estava minha campanha do dia dos namorados: #io_amor_sincero. Pedi para as pessoas que trabalham aqui dizer o que amam, MAS mandar um sincerão também. O planejamento era vago, e foi se construindo com a ajuda de todos. Acabaram respondendo a minha pergunta citando os colegas de trabalho, como “Amo a fulana, mas não me peça para fazer alterações…”.

testeiracorreto

Assim os posts foram indo para o ar, entre muitas risadas e colaboração. Criamos uma campanha diferente para uma data tão batida e falamos um pouco mais sobre nós. Muitas coisas poderiam ser aperfeiçoadas, mas se eu me apegasse aos detalhes, ela nunca teria se concretizado.

Agora temos um case, uma base para futuras ações e um pouco mais de experiência.

Lembre-se de anotar suas ideias para não esquecê-las, mas me prometa uma coisa: tire-as do papel!

Criatividade com alegria e atitude.

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

designers tristes
%d blogueiros gostam disto: