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Você já pensou em ver vovôs e vovós entrando em redes sociais, pesquisando conteúdo na internet e deslizando os dedos em um tablet? Pensei que não seria possível tão rápido, pois eles viveram a sua vida inteira sem acesso a esse tipo de tecnologia. Felizmente, eu estava errada. São os Vovonautas!

A terceira idade tem certa resistência em usar a internet, mas quando eles percebem o quanto ela pode ser vantajosa e prática, e que pode ser muito útil para facilitar o seu dia a dia, acabam se tornando fiéis a determinados sites sendo um para cada assunto de sua preferência, como redes sociais, notícias, receitas, entre outros.

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Outro motivo para a entrada desse novo público na internet foi a possibilidade de manter contato com parentes e amigos que moram longe e também pessoas com quem perderam o contato. A internet facilitou a comunicação interpessoal dessas pessoas que achavam que a única opção para falar com um parente ou amigo que mora em outro país era o telefone.

Dados divulgados em matéria no site G1 mostram que em outubro, os usuários de internet com idades entre 55 e 64 anos passaram em média cerca de 53 horas e 12 minutos navegando nos computadores de mesa, enquanto que um adolescente com idades entre 12 e 19 anos foi de 30 horas e 30 minutos, mostrando que eles preferem navegar em dispositivos móveis ou em outros locais fora de casa.

Esse grupo com idades entre 55 e 64 anos representa cerca de 8,1% dos 46 milhões de usuários ativos em domicílios.

Esse grupo novo de consumidores, chamados de “Vovonautas”, abre mais um canal onde as empresas podem divulgar os seus produtos. Um público que antigamente só poderia ser atingido através de meios tradicionais, agora deve ter a atenção das empresas que deverão criar peças e mensagens focadas nesse novo grupo.

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Mas como em todo nicho novo que se abre, é preciso ter cautela e estudar bem a mídia e o modo como você vai se comunicar com esse público para diminuir os ruídos que eventualmente podem aparecer no caminho. E uma das tendências em marketing digital para 2014 é saber comunicar individualmente para o seu consumidor.

E aí, já adicionou seu pai no Facebook?

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